Breve histórico de como ingressou no setor de transportes.
A nossa história no transporte começa em 1952, quando vim de Portugal com toda a minha família. Havia muita facilidade em emigrar para o Brasil naquela época. Meus pais, eu e meus irmãos fomos trabalhar no Mercado Central, na Rua Cantareira, em São Paulo, onde vendíamos frutas, legumes e verduras para supermercados e feirantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Tínhamos então uma frota de 16 caminhões para fazer o transporte das mercadorias e fizemos isso de 1952 até meados da década de 1960.
Carro da empresa Auto Viação Brasil Luxo linha Pery -Santana |
Entramos no ramo de transporte de passageiros em 1961. Eu, meu irmão Antonio Joaquim Marta, meu cunhado Antonio José da Fonseca e o amigo Issac Joaquim, todos portugueses. A convite de Antonio José da Fonseca, nos reunimos para discutir como entraríamos no setor de transporte de passageiros por ônibus. Fonseca, já falecido, contou-nos que existia a oportunidade de operar no bairro Santana, nas linhas Mandaqui, Santa Inês, Vila Amália e Jardim Piri. Os itinerários eram esburacados e não havia pavimentação. Quando chovia, era lama, e no tempo seco, muita poeira.
Assim nascia a Auto Viação Brasil Luxo Ltda., empresa criada graças à união de nossos esforços. Juntos, conseguimos adquirir 14 ônibus para operar nessas linhas. A união foi necessária porque os tempos eram difíceis. Naquela época, nenhum dos quatro tinha dinheiro suficiente para tocar o negócio sozinho e não havia as facilidades de acesso ao crédito, como leasing, Finame e CDC.
Como o transporte influenciou a sua vida?
O transporte era muito carente naquela época, em São Paulo, uma cidade que se desenvolvia rapidamente. Então, nós quatro vislumbramos uma ótima oportunidade para o futuro. Tínhamos o sentimento de que podíamos fazer algo melhor para a coletividade, um sentimento no qual acreditamos até hoje.
O transporte era muito carente naquela época, em São Paulo, uma cidade que se desenvolvia rapidamente. Então, nós quatro vislumbramos uma ótima oportunidade para o futuro. Tínhamos o sentimento de que podíamos fazer algo melhor para a coletividade, um sentimento no qual acreditamos até hoje.
Quais foram as principais conquistas ao longo desses anos?
As principais conquistas foram ter conseguido sucesso no que nos propusemos e provar que a nossa visão não estava equivocada. Hoje temos uma frota bem grande e conseguimos diversificar as nossas atividades. Atuamos nos segmentos de transporte urbano e rodoviário de passageiros, de fretamentos contínuo e eventual e também com cargas, além de a nossa organização possuir concessionárias de ônibus e caminhões.
Como ainda é possível contribuir para a evolução do transporte?
Procuramos, a cada dia, oferecer um transporte melhor. O que significa, por exemplo, investir em terminais de integração para tornar mais fácil a vida das pessoas, como já fizemos em algumas cidades nas quais operamos, como Franca, Campo Limpo Paulista, Monte Mor e Itu. Para nós, a integração é um importante mecanismo para que as pessoas consigam se locomover mais com o pagamento de apenas uma passagem. Com isso, elas podem dar maior preferência ao transporte coletivo, já que o trânsito, na maioria das grandes cidades, está entrando em colapso. Se as autoridades e os governantes priorizarem o transporte coletivo, haverá redução no volume de automóveis nas ruas e avenidas.
Mas para que o transporte urbano atinja um nível de excelência é prioritário o estabelecimento de uma política séria para o setor. Os governantes precisam fazer a parte que lhes compete, desde a melhoria do viário, passando pela construção de corredores exclusivos, até a implantação de vias segregadas. Dar a preferência ao transporte urbano, em síntese, significará uma considerável melhoria na qualidade de vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo. Elas ficariam menos tempo dentro dos ônibus e utilizariam o tempo melhor, para fazer coisas produtivas e mesmo pessoais. Isso, sem dúvida, tornaria a vida de todos mais fácil, coisa que não acontece nos dias de hoje. Continuamos a acreditar que é possível melhorar essa situação, e por isso é que a nossa organização investe em veículos maiores, mais modernos e menos poluentes.
Defina o setor em uma frase.
Nosso setor é essencial para melhorar a qualidade de vida de todos. Sem ele, as cidades param.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDe onde e onde foi fundada esta empresa Santo Estevan???
ResponderExcluirBom dia.
Ouvi falar que a garagem da Santo Estevam era ali perto da Avenida Nova
ResponderExcluirINteressante esta sua informação. Demos busca sobre esta empresa mas nada encontramos que a relacionasse com o local...sabe de mais alguma pista sobre??
ExcluirQuem é Historiador Consegue Dizer Que a Viação São Paulo Foi Fundada em 25 de Janeiro de 1944, Faltando 10 Anos Para o Quarto Centenário Paulistano?
ExcluirAgora entendi o seu objetivo, é desmerecer o trabalho aqui, pois lhes digo amigo que deixa suas pedras e balas de lado e vá usar noutro alvo porque aqui a intenção não é nunca sobrepor informações a nada e a nenhum pensamento... Nao pedimos pra vir aqui nem com nem sem pedras...é tolice essa sua crítica.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOpinião Não Tem Tolice e Sim Importância e Curiosidade
ResponderExcluirJá em 1950 Foi Fundada a Empresa de Ônibus Santo Estevam Que Ganhara Operação na Região da Vila Nova Cachoeirinha, Certo?
ResponderExcluirSó afirmar que quem mudou a qualidade do transporte urbano em São Paulo. Foi a então prefeito Marta Suplicy em 2003. Antes era baixa qualidade e ela fechou 9 empresas de ônibus de péssima qualidade. . Na época Brasil teve que se ajustar. Se transformando na hoje sambaiba
ResponderExcluir*Brasil luxo na época
ExcluirEsse busão da foto, Jardim Pery, não é da década de 70, mas sim da década de 60, junto com modelos Caio Jaraguá. A década de 70 (mas uns poucos em 1969), vieram os modelos Caio Bela Vista, B.V Máscara Negra e depois Caio Gabriela I e Ii
Excluir