quarta-feira, 31 de julho de 2013

HISTÓRIA DO JARDIM PERY: Entrevista com o empresário Belarmino de Ascenção: fundador da Auto Viação Brasil Luxo

Breve histórico de como ingressou no setor de transportes.
Carro da empresa Auto Viação Brasil Luxo linha Pery -Santana
A nossa história no transporte começa em 1952, quando vim de Portugal com toda a minha família. Havia muita facilidade em emigrar para o Brasil naquela época. Meus pais, eu e meus irmãos fomos trabalhar no Mercado Central, na Rua Cantareira, em São Paulo, onde vendíamos frutas, legumes e verduras para supermercados e feirantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Tínhamos então uma frota de 16 caminhões para fazer o transporte das mercadorias e fizemos isso de 1952 até meados da década de 1960.
Entramos no ramo de transporte de passageiros em 1961. Eu, meu irmão Antonio Joaquim Marta, meu cunhado Antonio José da Fonseca e o amigo Issac Joaquim, todos portugueses. A convite de Antonio José da Fonseca, nos reunimos para discutir como entraríamos no setor de transporte de passageiros por ônibus. Fonseca, já falecido, contou-nos que existia a oportunidade de operar no bairro Santana, nas linhas Mandaqui, Santa Inês, Vila Amália e Jardim Piri. Os itinerários eram esburacados e não havia pavimentação. Quando chovia, era lama, e no tempo seco, muita poeira.
Assim nascia a Auto Viação Brasil Luxo Ltda., empresa criada graças à união de nossos esforços. Juntos, conseguimos adquirir 14 ônibus para operar nessas linhas. A união foi necessária porque os tempos eram difíceis. Naquela época, nenhum dos quatro tinha dinheiro suficiente para tocar o negócio sozinho e não havia as facilidades de acesso ao crédito, como leasing, Finame e CDC.

Como o transporte influenciou a sua vida?
O transporte era muito carente naquela época, em São Paulo, uma cidade que se desenvolvia rapidamente. Então, nós quatro vislumbramos uma ótima oportunidade para o futuro. Tínhamos o sentimento de que podíamos fazer algo melhor para a coletividade, um sentimento no qual acreditamos até hoje.

Quais foram as principais conquistas ao longo desses anos?
As principais conquistas foram ter conseguido sucesso no que nos propusemos e provar que a nossa visão não estava equivocada. Hoje temos uma frota bem grande e conseguimos diversificar as nossas atividades. Atuamos nos segmentos de transporte urbano e rodoviário de passageiros, de fretamentos contínuo e eventual e também com cargas, além de a nossa organização possuir concessionárias de ônibus e caminhões.
Como ainda é possível contribuir para a evolução do transporte?
Procuramos, a cada dia, oferecer um transporte melhor. O que significa, por exemplo, investir em terminais de integração para tornar mais fácil a vida das pessoas, como já fizemos em algumas cidades nas quais operamos, como Franca, Campo Limpo Paulista, Monte Mor e Itu. Para nós, a integração é um importante mecanismo para que as pessoas consigam se locomover mais com o pagamento de apenas uma passagem. Com isso, elas podem dar maior preferência ao transporte coletivo, já que o trânsito, na maioria das grandes cidades, está entrando em colapso. Se as autoridades e os governantes priorizarem o transporte coletivo, haverá redução no volume de automóveis nas ruas e avenidas.
Mas para que o transporte urbano atinja um nível de excelência é prioritário o estabelecimento de uma política séria para o setor. Os governantes precisam fazer a parte que lhes compete, desde a melhoria do viário, passando pela construção de corredores exclusivos, até a implantação de vias segregadas. Dar a preferência ao transporte urbano, em síntese, significará uma considerável melhoria na qualidade de vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo. Elas ficariam menos tempo dentro dos ônibus e utilizariam o tempo melhor, para fazer coisas produtivas e mesmo pessoais. Isso, sem dúvida, tornaria a vida de todos mais fácil, coisa que não acontece nos dias de hoje. Continuamos a acreditar que é possível melhorar essa situação, e por isso é que a nossa organização investe em veículos maiores, mais modernos e menos poluentes.

Defina o setor em uma frase.
Nosso setor é essencial para melhorar a qualidade de vida de todos. Sem ele, as cidades param.


ENTREVISTA FONTE: 

12 comentários:

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  2. De onde e onde foi fundada esta empresa Santo Estevan???

    Bom dia.

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  3. Ouvi falar que a garagem da Santo Estevam era ali perto da Avenida Nova

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    1. INteressante esta sua informação. Demos busca sobre esta empresa mas nada encontramos que a relacionasse com o local...sabe de mais alguma pista sobre??

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    2. Quem é Historiador Consegue Dizer Que a Viação São Paulo Foi Fundada em 25 de Janeiro de 1944, Faltando 10 Anos Para o Quarto Centenário Paulistano?

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    3. Agora entendi o seu objetivo, é desmerecer o trabalho aqui, pois lhes digo amigo que deixa suas pedras e balas de lado e vá usar noutro alvo porque aqui a intenção não é nunca sobrepor informações a nada e a nenhum pensamento... Nao pedimos pra vir aqui nem com nem sem pedras...é tolice essa sua crítica.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Opinião Não Tem Tolice e Sim Importância e Curiosidade

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  6. Já em 1950 Foi Fundada a Empresa de Ônibus Santo Estevam Que Ganhara Operação na Região da Vila Nova Cachoeirinha, Certo?

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  7. Só afirmar que quem mudou a qualidade do transporte urbano em São Paulo. Foi a então prefeito Marta Suplicy em 2003. Antes era baixa qualidade e ela fechou 9 empresas de ônibus de péssima qualidade. . Na época Brasil teve que se ajustar. Se transformando na hoje sambaiba

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    1. *Brasil luxo na época

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    2. Esse busão da foto, Jardim Pery, não é da década de 70, mas sim da década de 60, junto com modelos Caio Jaraguá. A década de 70 (mas uns poucos em 1969), vieram os modelos Caio Bela Vista, B.V Máscara Negra e depois Caio Gabriela I e Ii

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