OLHA LÁ NO TOPO DO MORRO, ONDE HOJE OS JARDINS: ANTÁRTICA E PERY FAZEM DIVISA, TEM UMA PAINEIRA ROSA.....
Memória de um morador que viveu muitos anos no Jd Antártica.
Desde os tempos que o bairro era conhecido popularmente por Paineira - devido a uma grande e centenária árvore da Família Malvaceae- espécia nativa. A PAINEIRA ROSA.
Bom, o nome Jardim Antárctica antes tinha o C de (Antar C tica)por isso as vezes eu escrevo Antárctica com o "C". Nosso bairro antes de se chamar Antárctica não era ainda Paineira, se chamava JARDIM PERI NOVO.
Lá embaixo no Jardim Peri Velho, o pessoal tinha uma certa rivalidade com os moradores do Jardim Peri Novo, e nunca gostavam que o nome do Bairro Jardim Peri tivesse um irmãozinho rs. Dai eles diziam ‘’Esse cara ai é da Paineira, essa pessoa ai mora lá em cima na Paineira. Assim, nós moradores começamos a nos identificar com o nome e gostar desse apelido, passamos então a falar para nossa própria indentificação que moravamos lá em cima na Paineira.
Outro fato a salientar é que, a árvore da PAINEIRA localizada na Rua Francisco Machado da Silva, era um ponto de referência para entregadores melhor identificarem as ruas do bairro; Ex: Essa Rua:Três fronteiras, fica em cima da Paineira, Essa Rua Caetano Nogueira da Costa fica em baixo da Paineira, a Rua Francisco Machado da Silva é a rua da Paineira.
Esta foto foi minha irmã Regina A. Lelis quem tirou, exatamente no mesmo dia que a PAINEIRA foi derrubada. Foi um dia Histórico, pois no local tinha muita gente, creio eu que o bairro inteiro estava lá, cerca de 5.000 pessoas para mais.

Para sua localização a PAINEIRA ficava na Rua Francisco Machado da Silva, onde há vários sobradinhos geminados. Onde o JACARÉ mora e vende seu churrasquinho rs.Por falar em JACARÉ, sua família é pioneira no bairro, seus irmãos são: Maria( ja falecida), Sara, Sido, Marilena e Rose, todos moradores do Jardim Antártica até hoje. O JACARÉ foi o pioneiro em organizar excursões para as praias litorâneas, graças a ele nós moradores conhecemos vários lugares , inclusive eu mesmo quando pela primeira vez fui ao LITORAL(Praia Grande) numa excursão do JACARÉ.
Texto comentado por Gerson Lelis