quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

JARDIM PERY: LIXO EM PONTOS VICIADOS É PARTE INTEGRANTE NA PAISAGEM DO BAIRRO.

Por Robinson Dias

De um ano para cá os lixões clandestinos e a céu aberto continuam crescentes por vários pontos espalhados da capital paulista, e aqui na zona norte, especialmente no bairro Jardim Pery a situação não é diferente.
Entulhos e todo tipo de restos de materiais de construção, móveis velhos e galhos de árvores, entre outras coisas como restos de comida e até animais mortos aos poucos vão se integrando a paisagem natural do bairro, deixando ruas com um aspecto visual degradante.

Na semana passada fotografei 16 pontos de desova de lixo, no Jd Pery e imediações.

Mesmo com a coleta domiciliar feita regularmente, muitos moradores insistem ainda, deseducadamente, em desfazer se do lixo em horários e locais inapropriados, reclama o morador Leonardo Dias, _Aqui nesta esquina a pilha de lixo é diária, tem morador que vem de outra rua por lixo na calçada, do lado do ponto de onibus, em frente á agência bancária, tem até um gato morto ai hoje.
Enquanto forografava o mau cheiro insuportável exalava fortemente. ''A prefeitura, bem que tem um pouco de culpa também, porque além deles demorarem a recolher o lixo, dando exemplo, devia fiscalizar isso e multar esses porcões que despéjam lixo na rua Enfatiza Leonardo.

Na foto acima, vemos o contraste entre: a fachada da agencia bancária Bradesco ''recém inaugurada na avenida central do bairro, com uma pilha de entulho, resíduos domésticos e até um coxão tomando conta da passagem.

Na foto ao lado, vemos uma imagem que permanece há mais de 30 dias. Lixo e entulhos na calçada do colégio Estadual Rita Bicudo Pereira , mesma avenida, também transformada em mais um ''ponto viciado'' onde moradores fazem desovas periodicamante.
O local é de grande fluxo de automóveis, dobrando o risco de atropelamentos. Com as volta as aulas o perigo torna-se maior para os alunos desta escola, pois o lixo fica quase em frente á entrada principal. Os alunos são obrigados a transitar no meio fio. Cosultamos a direção da escola que não se manifestou sobre o problema.

Aliado á irresponsabilidade de alguns moradores, há ainda a ação dos carroceiros, que jogam entulhos e outros tipos de lixos em locais inapropriados.

Moradores locais informam que por falta de alertar a prefeitura do problema não é, eles afirmam já ter feito diversos pedidos á subprefeitura, mas o problema continua, _ Alguns moradores próximos viciaram em por suas suas sacolinhas de lixo nesse ponto, com o tempo moradores de outras ruas passaram a fazer o mesmo, agora vem até gente de carro e caminhões despejar lixo e tai como esta. Reclama indgnado Antonio de Freiras, comerciante há mais de 30 anos no bairro.
Sua esposa, também indgnada conversa com a nossa equipe _ o lixo vai se acumulando, fica ai por semanas até que alguém venha e ponha fogo, complicando mais a situação, quem vem de longe pensa que a culpa é de nós moradores daqui, mas o que podemos fazer? já reclamamos ao 156 e á direção da escola, ligamos para a subprefeitura mais de uma vez, mas não dão nem resposta.. ....''olha lá as marcas no muro da escola, até a coitada da árvore acaba sendo agredida, é um absurdo, já não não sabemos mais a quem recorrer, a subprefeitura não nos dá nem atenção, ligamos no 156 e nada é feito.


NO JARDIM PERY O LIXO AOS POUCOS VAI SE INCORPORANDO Á PAISAGEM NATURAL DO BAIRRO.

Abaixo enumeramos imagens de alguns pontos viciados que flagramos com a nossa câmera.

Da esqerda para a direita:
1ª) Esquina da Av. Santa Inês com a Pery Ronchetti
2ª) Esquina da Pery Ronchetti com Rua Senador Lameira Bittencourt
3º) Monteiro de Camargo
4ª) Edgar Salles - portão da escola Rita Bicudo

5ª) Esquina da Rua Edgar Sales com a Monteiro de Camargo
6ª)Esquina da Av. Mariana C. Ronchetti



Enquanto caminhamos pelo bairro, a nossa equipe de reportagem constatou o acúmulo de mais de 15 "pontos viciados". Ou seja, locais proibidos para o descarte, mas que a população acostumou-se a utlilizá-los como pontos de descartes para seus lixos produzidos. Uma ação equivocada e contrária aos direitos do cidadão.
Jogar lixo na porta alheia caracterza-se crime ambiental e um atentado ao pudor e desacato á ordem pública.

SEJA CIDADÃO CONSCIENTE, JOGUE O SEU LIXO NO LIXO, EM HORÁRIO E LOCAL DETERMINADO
Para fazer a sua reclamãção, ou denunciar casos como este problema acesse o portal da prefeitura:
PREFEITURA 156



Quer ler mais sobre este problema?

JD PERY: Lixo vira problema de saúde pública em bairro da capital.


LIXO EM LOCAL IMPRÓPRIO: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

LIXO NA RUA ANTONIO DIAS DA SILVA: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA.

Texto Robinson Dias
Fotos: Robinson Dias e Helenna Scioli

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Denuncia de esgoto no Horto Florestal interdita o parque infantil

Após décadas ter ficado oculto o fato de o esgoto do bairro da Pedra Branca correr uma parte a céu aberto e outra em rede coletora ( geralmente quebrada e obstruida) transbordando esgotos pelo interior do Alberto Loefgren conhecido Horto Florestal de São Paulo, a diretoria geral do Instituto Florestal, órgão da SMA Secretaria do Meio Ambiente do estado, finalmente se manifesta e admite problemas na rede coletora da SABESP e na estação de tratamento de esgotos( que foi feita só pra testes) do parque.

_O fato só foi admitido após ter sido denunciado no bombástico vídeo publicado no youtube, produzido pela comunidade ‘’Preserve Já’’ de ambientalistas e ativistas da região que eu também pertenço. Foi um protesto contra a ingerência e o abuso na administração deste parque da capital paulista que só cuida das aparências. Reclama Luisa Scioli, membro atuante do Preserve Já.

A redação do jardimpery.com, também acompanha de perto os percalços na manutenção do Horto Florestal. O parque apesar de parecer limpo pelo aspecto visual de flora, tem uma situação precária de higiene qual lamentamos. Não é de surpreender que dirigentes do Instituto Florestal após veiculação do vídeo tomassem alguma atitude. As iamagens são fortes e contundentes, comprovam a falta de investimentos da institução para com o zelo e a preservação irregularidades que já vem ocorrendo há décadas no Horto Florestal.

Desta vez, em menos de dois meses foram três denúncias levantadas por cidadãos comuns o estopim para que medidas fossem tomadas no plano de manejo á ser implantado , mas que aind esta em projeto neste parque que também é considerado uma Unidade de Conservação..


A mesma imprensa '' que publica agora fingimento e preocupação ambiental não mostrava a poluição dos lagos no Horto Florestal.

Desta vez, a contundência na propagação das denuncias não se deram por reportagens espetaculosas produzidas pela rede globo, bandeirantes, sbt, cbn, gazeta da zona norte, folha, estadão ou os jornalecos de bairro que divulgam eventos no parque e muito menos da direção do parque e instituições, ong´s, associações e oscips, mas sim por meio de dois vídeos comuns, filmados, editados, legendados e postados por pessoas comuns em canais gratuitos via Internet, no caso no canal youtube.
Uma das denuncias foi à publicação do vídeo ‘’ visitante denuncia esgoto a céu aberto no horto florestal’’da visitante Maria Luisa Scioli, moradora do Jardim Pery da ''Comunidade Preserve já''.

Luisa, uma das denunciantes conta que como seus pais faziam quando ela era criança, traz nos fins de semana suas crianças no Horto para se divertirem nos brinquedos do parquinho infantil. _Meus pais todo fim de semana me traziam com meus irmãos no Horto, e já naquela época nos alertavam que a água era 100% poluída, então, sempre eu soube de velha das limitações do parque em questões de higiene, e evito o máximo deixar que brinquem em certos lugares onde há vazamentos de esgoto, preferindo alternativamente locais altos onde não fica encharcado, mas no domingo que gravei o vídeo a situação estava deplorável, uma vergonha, um caso de policia, um descaso dos administradores do Horto para com a população, quando cheguei o terreno onde ficam os brinquedos infantis e os equipamentos de ginástica estava todinho tomado por corredeiras de esgoto a céu aberto. Assim, peguei a minha câmera e filmei tudo, depois postei no youtube e mandei para o governador e para o secretário do meio ambiente, e deu no que deu.

sábado, 13 de fevereiro de 2010



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

São Paulo ganha nova biblioteca pública

Por Fernando Emanuel Dias de Jesus

O Governo do Estado de São Paulo, inaugurou no último dia 09 de fevereiro no Parque da Juventude, um novo espaço cultural: A Biblioteca de São Paulo.

Um espaço referência para todo o estado com terminal de auto-atendimento, mobiliário especial e os últimos lançamentos do mercado editorial nas prateleiras e um lindo projeto arquitetônico.
Em uma área de 4.257 metros quadrados, a biblioteca oferece aos paulistanos um espaço dinâmico e integrado à comunidade, com amplo horário de funcionamento: terça a sexta das 9 às 21 horas, sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas, com fácil acesso pelo metrô carandiru.



A biblioteca de São Paulo será um centro de formação permanente para atualização e qualificação de profissionais da área. Possui cinco áreas de atividades, divididas por faixas etárias, com computadores com acesso à internet, recursos multimídia, cds, dvds, jogos e 30 mil livros no acervo.
No novo espaço, os usuários têm a disposição um auditório com capacidade para 106 pessoas, área para exposições temporárias e permanentes, atividades de incentivo à leitura e um café, pessoas com deficiência têm acesso integral a todos os ambientes.

No hall de entrada, está instalada a recepção da biblioteca, onde o usuário pode se informar sobre o empréstimos dos materiais e indentificar os serviços oferecidos. Estarão também disponíveis um guarda-volumes e o terminal de auto-atendimento, no qual os usuários podem retirar e devolver os livros sem precisar de intermediários. Para utilizá-lo, os frequentadores devem fazer um cadastro prévio e os livros, que terão uma etiqueta inteligente, serão liberados para empréstimo.


Trata-se de um sistema inovador e que existe em poucos empreedimentos em toda a américa latina, confira.
Parque da Juventude: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 - Santana