segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Jardim Pery inaugura Feira de Artesanato na Praça da Paz.

Robinson Dias


Foi inaugurada neste sábado, dia 19 de dezembro de 2009, a 1ª Feira de Artesanato do Jardim Pery. Instalada na recente e revitalizada Praça da Paz, esquina da Rua Condessa Amália Matarazzo com estrada Santa Inês, 4.800, a inauguração teve como abertura, apresentações artísticas e musicais de artistas da comunidade em um pequeno palco cedido pela subprefeitura. A vinda do subprefeito havia sido anunciada para a abertura, mas ele não compareceu.

A feira, já é uma nova referência para o bairro. O espaço é dedicado aos artesãos do bairro e região, para facilitar o comércio dos trabalhos produzidos na comunidade, servindo á moradores do Jardim Pery, Pedra Branca e adjacência, mas, principalmente á grande massa turística que diariamente trafegam pela estrada de Santa Inês sentido cidade de Mairiporã.
A feira atenderá todos os sábados das 8H00 ás 16H00 hs.
Na estréia, 14 barracas foram montadas, mas há espaço para abrigar cerca de mais de 40. As demais serão instaladas futuramente. Informa organizadores.

No conjunto dos trabalhos a feira conta com: Trabalhos em vidro derretido, cachepois e caixas decoradas, biscui, crochê, arte no papel reciclado, plantas ornamentais, marchetaria, e alimentação, entre outras...

Visitantes afirmam ter gostado da idéia e aprovam a iniciativa. ‘’ A Feira de Artesanato do Jardim Pery é mais um instrumento de socialização e planejamento urbano. Ocupação do espaço para apresentar a cultura local e as possibilidades da prática do consumo sustentável e alternativo através do artesanato . Tércio Torres


A criação da feira, que teve como objetivo inicial á revitalização da praça, tem por finalidade incentivar o desenvolvimento de atividades artísticas e artesanais, aos que manifestem neste campo a cultura das comunidades locais, propiciando a inclusão social, gerando renda, além de auxiliar na ocupação ordenada e organizada dos espaços públicos da região. Há algum tempo atrás, cerca de um ano, esta praça vivia cheia de lixo, disse Antonio, morador local, 53 anos.

A realização e a organização da feira é de autoria da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida, em parceria com a subprefeitura, através do Programa Ação Família, realizada em conjunto da própria comunidade.
Todos os trabalhos comercializados na Feira são produzidos pelos moradores artesãos autônomos, ou, alunos de cursos de artesanato dos Centros de Atividades Educacionais e Comunitários e Inclusão Social da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida. Uma barraca de hortaliças e legumes orgânicos faz parte da feira, é de produtos produzidos na horta comunitária no Jardim Flamingo que é mantida sob os cuidados da comunidade organizadamente.
Caso algum artesão queira participar da Feira, deve procurar a Secretaria do núcleo Nossa Sra. Aparecida na Rua Condessa A. Matarazzo, 455, Jd Pery, que analisará o pedido. A Feira de Artesanato funcionará todos os sábados e domingos, das 8:00 s às 22 horas, na Praça da Paz, na divisa do Jardim Pery com o Bairro Pedra Branca.

VEJA O VÍDEO DA REPORTAGEM PERY NEWS



Texto: Robinson Dias
Fotos: Eitor Bastos
Video reportagem: equipe PERY NEWS web tv
Repórter Jefferson Siqueira
comunidade Flamingo/ Jd Pery
19 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OBRAS DE SERRA NA MARGINAL NÃO RESOLVEM.

01/12/2009
Novas pistas da marginal Tietê apresentam gargalos.
Léo Arcoverdedo Agora


Um novo trecho da marginal Tietê, liberado ontem para o trânsito, apresenta dois gargalos. Para acessar o local e chegar às quatro novas pistas, o motorista é obrigado a passar por uma única faixa. Para sair do trecho de 800 metros, ele novamente é jogado para uma pista única, o que causa um afunilamento no trânsito.
O trecho com problemas fica no entorno da ponte da Vila Guilherme (zona norte de SP), no sentido Ayrton Senna. outros dois trechos foram liberados ontem, ambos no sentido Castello Branco, sem afunilamento.
Muitos motoristas foram pegos de surpresa pela liberação. Só um letreiro luminoso, a cerca de 200 metros da nova pista, informava sobre a liberação. O Agora constatou que em dez minutos só 12 carros e uma moto passaram pelo local de manhã, enquanto as pistas expressa e local estavam cheias.

A CET disse que só libera uma pista após autorização da Dersa, responsável pelas obras. Já a Dersa afirmou apenas que o acesso do entorno da ponte da Vila Guilherme à pista local foi liberado às 6h30 e que "libera os trechos de acordo com determinação da CET".

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Serra da Cantareira: Falta um plano de manejo ambiental

Membros da comunidade ‘’Cantareira te Quero Inteira’’ no site de relacionamento orkut reclamam da sujeira, poluição visual e seus danos causados com propaganda irregular ao longo das estradas.


Robinson Dias


Moradores de bairros da Serra da Cantareira reclamam de muita sujeira encontrada ao longo do caminho que liga a cidade de São Paulo a Mairiporã, seja pela conhecida estrada de Santa Inês, seja Sezefredo Fagundes, ou seja pela sinuosa estrada da Roseira.
Não bastasse os tipos variados de lixo urbano que normalmente é depositado pelo caminho nos acostamentos, desta vez chamam a atenção para o descaso de propaganda irregular. São centenas de placas e plaquetas instaladas nas cercas, postes, barrancos, árvores e arbustos. Igual á auto produção pessoal como mostra a foto á direita, cada um a seu modo vai enfeiando e poluindo visualmente a paisagem, que além de descumprirem a nova regra ‘’Cidade Limpa’’ para com a cidade, também são desonestos com o próprio cidadão comum que não joga lixo, é correto, respeita, recicla e ainda limpa locais onde não sujou..Um descaso total dos sujões e das duas prefeituras, de São Paulo e Mairiporã. Reclamo eu Robinson Dias também..

O internauta Nelson da comunidade desabafa:
  • _Há nove anos morando na Serra da Cantareira, estou simplesmente irritado com o acúmulo de sujeira que estão pendurando em todo o percurso da Serra da Cantareira. Diz Nelson. Ele reclama que falta mobilização de moradores da fiscalização das prefeituras de Mairiporã e da cidade de São Paulo.
    Ninguém se toca. Eles penduram tudo,desde aquelas plaquinhas indesejáveis dos pombinhos que estão se casando e mesmo com o mapa das festas e gps em seus carros fazem questão de colocar o lixo, pois vão para sua lua de mel e nunca mais voltarão para retirar.
    Em qualquer lugar civilizado, empresas são boicotadas quando as mesmas não contribuem para o desenvolvimento sustentável local e a exemplo da cidade limpa de São Paulo é hora de darmos uma basta nisso. Por favor, não prestigiem empresas que tratam nosso ambiente como um grande lixão. Estou disposto inclusive de encabeçar a retirar destas propagandas. comentário editado na íntegra direto da comunidade.
Outro morador e membro da comunidade( Daniel) deixou o seguinte comentário:lo, como seu manifesto.,
_Realmente colocar as placas de propaganda já não é mais permitido por lei, e ainda por cima não tiram.........bom, faço minha parte e arranco tudo que posso.
Nelson concorda com Daniel e agradece pela preocupação também com a questão levantada. É isso aí, atitudes como estas melhoram e muito a nossa Cantareira e sem dúvida torna mais agradável o ambiente.
Nossa Prefeitura infelizmente se exime de todas as responsabilidades, e graças as Associações da Serra, é que ainda vemos uma pequena mobilização para resolução de alguns assuntos.
Não pense vc que o IPTU por aqui é baratinho...muitas vezes supera o valor de muitas regiões e nada de retorno..nem uma simples manutenção ou fiscalização disto.
Agora os Buffets poderiam ao menos orientar seus clientes a não praticarem isto, e será que eles não tem a Serra como um Cartão Postal??? Infelizmente é burrice.
Mas tranquilo...vamos fazendo nossa parte e boicotando estas Empresinhas que mal possuem Alvará de Funcionamento a explorar nossa Serra e nada proporcionarem de retorno para a Comunidade local.

O morador Arnaldo que é o fundador é mediador da comunidade Cantareira te Quero inteira ele comentou.
_Existe um projeto de Lei que irá regulamentar, e certamente vai punir os infratores que cometem este tipo de crime também.

Esta matéria não terminou, continua na próxima oportunidade de acordo com postagens futuras destes e de outros internautas em comunidades do orkut á servirem de informação á quem interessar....


Leia também outras matérias sobre este e outros problemas na Serra da Cantareira.

SUGESTÓES:

Poluição visual em “Estradas Parque"
por
Isabel Raposo



Á redação

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lixo hospitalar é jogado no meio da rua no Jardim Pery

Robinson Dias


Em meio á documentos e receituários do posto AMA no jardim Pery, seringas e agulhas descartáveis sujas de sangue, luvas cirúrgicas, misturadas a papéis e embalagens de medicamentos foram encontrados neste domingo, dia 8 de novembro de 2009 espalhados em frente ao colégio Estadual Rita Bicudo Pereira no Jardim Pery, na altura 3.000 da Av. Pery Ronchetti, no centro do bairro pelo morador Antonio, que solicitou á reportagem do PERY NEWS.

Enquanto nossa equipe fazia o registro, uma funcionária uniformizada do setor de limpeza do posto AMA chegou ao local, ela trazia um saco de lixo dobrado e estava de luvas, veio coletar o material espalhado. Em suas palavras, ‘’ catadores de material reciclado teriam invadido dependências do posto de saúde AMA localizado no nª x desta mesma avenida e levado um saco de matérias, posteriormente dispensado o material aqui..... É bom lembrar que a funcionária percorreu mais de 500 mts de distancia do seu local de trabalho para fazer um tipo de coleta que não condizente com sua obrigação, entretanto a funcionária foi de forma exemplar recolheu




ensacando o material e voltou a pé com o saco com lixo hospitalar até sua unidade de trabalho. A nossa reportagem também registrou esse o momento da sua chegada trazendo de volta ao latão o lixo roubado...

Após ter registrado em vídeo a denúncia de constatação de lixo hospitalar em local impróprio, e depositado em via pública seguimos até á administração do posto AMA.
Em conversa com profissionais da área, expusemos a fita para que vissem, qual constataram o fato em vídeo, se disseram surpresos e afirmaram também que tratava-se de furto de saco de lixo. Um outro trabalhador do posto que também preferiu não se identificar afirmou que esta não é a 1ª vez que furtos de sacos de lixo já tenham ocorridos desta mesma maneira.






VEJA O VIDEO







Texto: Robinson Dias
Fotos: Jefferson Siqueira

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O repórter Jefferson Siqueira do canal PERY NEWS foi pessoalmente ao parque Alberto Lofgreen conhecido Horto Florestal onde gravou depoimentos de usuários e freqüentadores. Como é proibido gravar dentro do parque a gravação transcorreu do lado de fora no portão principal na conhecida Rua Do Horto.
Em ótimo bate papo elogios e também criticas á administração atual foram deixados no boca do trombone PERYNEWS.
Os velhos e já conhecidos problemas, tais como; lagos poluídos, cães internos soltos e da proibição de entrar no parque com de coleira e da má conservação das pistas e equipamentos de esportes. Muito foi criticada também a proibição do uso de bicicleta no interior do parque bem como a ausência de brinquedos atrativos ás idades infanto juvenil.
Houve ainda reclamações de animais mau alimentados e da morte de peixes nos lagos...

Confira esse vídeo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

http://picasaweb.google.com/perynews/JARDIMPERYDESDE1951?authkey=Gv1sRgCMScvvKi-ZP6cg#slideshow/5205222087667512834
czYqODUiJrcPAISAGENS GRÁFICAS NO MUSEU FLORESTAL 133 exibições - 3 dias atrás czYqODUiJrcECOwIsbZR6MREPRESENTAÇÃO SONORA NO JD PERY 89 exibições - 1 semana atrás ECOwIsbZR6MD_zakMwFf7YCapivara morre por maus tratos no Horto 1511 exibições - 3 semanas atrás