segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PICO DO OLHO D'AGUA NA SERRA DA CANTAREIRA NAS LENTES DO PERYNEWS

O ponto mais alto do Morro do Juquerí é o Pico do Olho d'agua, próximo do centro da cidade de Mairiporã, no Bairro Ecológico Sierra Madre, com acesso pela Alameda Dr. Alípio Leme e Av. Ecológica do Pico Olho d Água.
Do alto do Pico, com mais de 16,00 m de altitude  tem se uma ampla vista panorâmica de onde se avista toda a cidade de Mairiporã a, a represa e todo o vale do Rio Juquerí, com as montanhas ao redor.

 

Conhecido por uma grande massa visitante, o Pico oferece um visual deslumbrante aos amantes e adoradores da natureza. Mas Infelismente, muito lixo ainda é encontrado nas trilhas e no topo do pico. Deixado pelos porcões mau educados.. Não são poucos vídeos inspirados nesse Oásis em plena selva de pedra.

Do ponto culminante partem as trilhas ecológicas: do Urubu e da Saracura, que seguem morro abaixo ,com vários obstáculos naturais, proporcionando um downhill bastante técnico e com trechos rápidos, sendo também uma boa opção para um trekking. O pico tem também uma rampa natural de Vôo Livre. Coincidentemente, na visita que fizemos neste domingo, encontramos Willians dos Reis, praticante de voo livre, morador do Jardim Alto.
CLIQUE PARA VER ONDE FICA O PICO

.


MAIRIPORÃ - SP


Mairiporã Fica a 38 km de São Paulo pela Rodovia Fernão Dias, que liga a capital paulista à mineira Belo Horizonte, e quase poderia ser considerada uma extensão da Grande São Paulo, não fosse estar separada da capital pela Serra da Cantareira.

Com mais de 80% de sua área transformada em Área de Proteção de Manancias, Mairiporã tem importância fundamental no abastecimento de água da Grande São Paulo. É nela que fica o mais importante reservatório do Sistema Cantareira, a Represa Paiva Castro, que é responsável pelo fornecimento de grande parte da água consumida na capital.

A Área de Proteção de Mananciais foi criada para proteger as nascentes e os rios que alimentam o reservatório, e abrange a Serra da Cantareira e a Região do Vale do Rio Juquerí, o principal rio na formação da represa. É nesta duas regiões que se encontram as muitas opções de aventura. São várias trilhas e caminhos para se percorrer em um veículo 4x4, uma moto, mountaibike, a cavalo ou mesmo em um trekking. A extensa represa é um belo palco a ser percorrido em um caiaque ou canoa, ou velejandoem um pequeno veleiro ou uma prancha de windsurf. Outra atração é uma enorme pedreira desativada com extensos paredões verticais de rocha, onde existe uma grande quantidade de vias de escalada e rapel.


Como se vê, tem aventura para todos os gostos. Veja em ”Atrações” mais detalhes sobre elas.

visitantes do Pico do Olho D'agua


Aproveitando a Viagem

Além de Mairiporã, outras cidades da região como Atibaia, Joanópolis, Nazaré Paulista e Piracaia, oferecem opções para os aventureiros. As cidades em negrito já possuem informações no site, é só acessa-las através da Busca Direta. Em breve estaremos trazendo também informações sobre as demais cidades.



8 comentários:

  1. Como eu faço pra saltar de paraglider nesse pico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só agora li seu comentário.

      Pra saltar desse pico, é preciso antes de tudo chegar até lá. rsrsrs.

      O local dica na cidade de Mairiporã, numa estradinha que se inicia próximo á rodoviária central da cidade de MAIRIPORÃ.........

      Excluir
    2. meu amigo tambem nao sei ,mas pelos videos que vejo o melhor é em dias de vento sul,e pirapora ja nao vale mais ha pena ,a estrada da subida ta um lixo e tao cobrando de quem vai saltar la ,sei porque sou aeromodelista de planadores

      Excluir
  2. Eh saudade...essa cidade eu conheço muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Ei Ró...um dia eu volto e vamos fazer uma visita a esses lugares...abraço...
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  4. eu estive la com uma pessoa muito especial melhor dia da minha vida 20/10/2013

    ResponderExcluir
  5. fui a semana passada ( hoje dia 11/02/2013 ) apesar do calor, lugar muito bonito, mas como todo lugar turistico , precisa de pelo menos placas de concientização , para não jogarem lixo, e preservar esse patrimonio que é de todos.. uma dica pra falida prefeitura de mairiporã;

    ResponderExcluir

Seja também um agente vigilante da Serra da Cantareira.DENUNCIE MAUS TRATOS CONTRA A NATUREZA