quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Jardim Antártica era conhecido por Paineira

Paineira do Jardim Antártica


OLHA LÁ NO TOPO DO MORRO, ONDE HOJE OS JARDINS: ANTÁRTICA E PERY FAZEM DIVISA, TEM UMA PAINEIRA ROSA.....

Memória de um morador que viveu muitos anos no Jd Antártica.
Desde os tempos que o bairro era conhecido popularmente por Paineira - devido a uma grande e centenária árvore da Família Malvaceae- espécia nativa. A PAINEIRA ROSA. 



Só para falar um pouco desse dia na foto ok?
Bom, o nome Jardim Antárctica antes tinha o C de (Antar C tica)por isso as vezes eu escrevo Antárctica com o "C". Nosso bairro antes de se chamar Antárctica não era ainda Paineira, se chamava JARDIM PERI NOVO.

Lá embaixo no Jardim Peri Velho, o pessoal tinha uma certa rivalidade com os moradores do Jardim Peri Novo, e nunca gostavam que o nome do Bairro Jardim Peri tivesse um irmãozinho rs. Dai eles diziam ‘’Esse cara ai é da Paineira, essa pessoa ai mora lá em cima na Paineira. Assim, nós moradores começamos a nos identificar com o nome e gostar desse apelido, passamos então a falar para nossa própria indentificação que moravamos lá em cima na Paineira.

Outro fato a salientar é que, a árvore da PAINEIRA localizada na Rua Francisco Machado da Silva, era um ponto de referência para entregadores melhor identificarem as ruas do bairro; Ex: Essa Rua:Três fronteiras, fica em cima da Paineira, Essa Rua Caetano Nogueira da Costa fica em baixo da Paineira, a Rua Francisco Machado da Silva é a rua da Paineira.

Esta foto foi minha irmã Regina A. Lelis quem tirou, exatamente no mesmo dia que a PAINEIRA foi derrubada. Foi um dia Histórico, pois no local tinha muita gente, creio eu que o bairro inteiro estava lá, cerca de 5.000 pessoas para mais.

Havia até um guindaste e um trator para auxiliar a derrubada da PAINEIRA, na hora dessa foto o pessoal tinha dado uma parada para descansar ai o Tinguela e a Cida( namorados na época) e minha irmã subiram até lá e fizeram essa foto. Temos mais fotos desse dia que estão com minha irmã em Nova Odessa, Interior de São Paulo. E para quem não sabe a Cida( da foto e o Tinguela se casaram) A Cida era Filha do Português um dos primeiros moradores e comerciante do Bairro. Seu pai foi assassinado no interior do seu estabelecimento de comércio, Cida tinha dois irmãos muito conhecidos: um é o Lidio que chegou a ter comércio do ramo de material elétrico num ponto do Lado da Padaria e da Farmácia Maciel lá embaixo no Peri – na Avenida Peri Ronchetti, seu outro irmão era o André (ja falecido). Já o Tinguela era filho do Sr Pedro e Dona Maria, ambos moradores da Rua Francisco Machado da Silva, que antigamente tinha o nome de Rua Dois (2). Na PAINEIRA também tinha um Campo de Futebol que era conhecido como Campinho da Paineira, onde eram disputados vários contras entre os times da favela, da Rua da Ligação, Rua de cima contra Rua de Baixo e etc..Infelizmente na época nós moradores não fizemos nada e deixamos o JAPONÊS dono do Terreno derrubar a PAINEIRA sem nenhuma reação, só depois de derrubada percebemos sua importância para nós moradores. A PAINEIRA foi derrubada para ceder espaço á construção de alguns sobradinhos, os primeiros do Bairro.


Para sua localização a PAINEIRA ficava na Rua Francisco Machado da Silva, onde há vários sobradinhos geminados. Onde o JACARÉ mora e vende seu churrasquinho rs.Por falar em JACARÉ, sua família é pioneira no bairro, seus irmãos são: Maria( ja falecida), Sara, Sido, Marilena e Rose, todos moradores do Jardim Antártica até hoje. O JACARÉ foi o pioneiro em organizar excursões para as praias litorâneas, graças a ele nós moradores conhecemos vários lugares , inclusive eu mesmo quando pela primeira vez fui ao LITORAL(Praia Grande) numa excursão do JACARÉ.


Texto comentado por Gerson Lelis